segunda-feira, 25 de junho de 2018

Quais são os principais sintomas do diabetes mellitus?


Os sintomas mais comuns do diabetes mellitus são: urinar várias vezes por dia, sentir muita sede o dia todo, sentir muita fome, e ter a visão embaçada.

***
Os sintomas do diabetes podem ser divididos entre aqueles que ocorrem quando o sangue fica com muito açúcar por um tempo curto, como semanas ou meses, ou por um tempo longo, como anos ou décadas. Os sintomas de quando o açúcar no sangue fica alto por pouco tempo são: urinar (fazer xixi) várias vezes por dia, sentir muita sede o dia todo, sentir muita fome, e ter a visão embaçada. Os sintomas que ocorrem quando o sangue fica com muito açúcar por um tempo longo são: perda da sensibilidade da pele, infecções frequentes, alteração da visão, campo de visão diminuído ou visão de pontos pretos, disfunção sexual, ou seja, dificuldade para ficar com pênis ereto, e alteração da função dos rins, pressão alta e alteração da função dos vasos sanguíneos. Quando diminui a sensibilidade da pele, por exemplo, o indivíduo não sente quando encosta a pele em algum lugar, podendo se queimar ou se machucar. Já quando o funcionamento do rim é afetado, o indivíduo pode necessitar de hemodiálise pelo resto da vida. Por isso, é bastante importante consultar um médico e tentar manter os níveis de açúcar no sangue controlados.

Referência: DynaMed [Internet]. Diabetes mellitus type 2 in adults. Informação atualizada em: 21 de março de 2018. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/ Acesso em: 28 mar. 2018

Autor do resumo:  Ângelo Alves Fávaro
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!