segunda-feira, 25 de junho de 2018

O que é epiglotite?


A epiglotite ocorre quando uma bactéria infecta a epiglote (parte da garganta), causando inchaço e dificultando a passagem do ar para dentro e fora dos pulmões.

***
A epiglote é a parte da garganta responsável por impedir que alimentos líquidos ou sólidos entrem nos pulmões quando respiramos. A epiglote funciona como uma pequena tampa que fica aberta durante todo o tempo para que o ar que respiramos entre e saia dos pulmões, apenas fechando por alguns segundos quando um alimento é engolido e abrindo-se logo em seguida. A epiglotite ocorre quando uma bactéria infecta a epiglote fazendo-a inchar, o que dificulta a passagem do ar para dentro e fora dos pulmões. Dessa forma, a epiglotite é uma doença potencialmente fatal, sendo considerada uma emergência médica. Pessoas com epiglotite, principalmente crianças, aparentam estar gravemente doentes. Com o inchaço na epiglote, os pacientes babam devido à dificuldade para engolir a saliva, não aceitam nenhum alimento, apresentam uma voz abafada, queixam-se de falta de ar e fazem barulhos quando respiram. A infecção também pode causar febre. Quando a doença é muito grave, o doente tende a ficar sentado inclinado para frente com as mãos nos joelhos, queixo para frente e a cabeça para trás. Aparentemente, essa posição ajuda a abrir mais a epiglote e ajuda o ar a entrar e sair dos pulmões. Geralmente, a criança com epiglotite não tem tosse. Os adultos geralmente têm sintomas de resfriado antes da epiglotite e geralmente têm sintomas menos graves, enquanto que em muitas crianças a doença se agrava repentinamente causando uma grave dificuldade para respirar. Após a suspeita de epiglotite, o diagnóstico é feito por meio da visualização do inchaço na epiglote por meio de uma radiografia do pescoço. Algumas vezes é necessário fazer a visualização da epiglote por meio de um nasolaringoscópio flexível, onde um tubo fino flexível com uma câmera na ponta é passado através da boca para visualizar se a epiglote está mesmo inchada ou não.

Referências: AccessMedicine [Internet]. Jauch, E. C.; White, D. R.; Knoop, K. J. Ear, nose and throat conditions. In: Kevin J. Knoop et al. eds. The atlas of emergency medicine. 4ed. New York: McGraw-Hill, 2016. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 30 jun. 2017.

UpToDate [Internet].Epiglottitis (supraglottitis): Clinical features and diagnosis. Informação atualizada em: 3 de maio de 2017. Disponível em: http://www.sibi.usp.br/. Acesso em: 30 jul. 2017

AccessMedicine [Internet]. Papadakis, M. A; McPhee, S. J. Epiglottitis. In: Maxine A. Papadakis et al. eds. Quick medical diagnosis and treatment 2017. New York: McGraw-Hill, 2017. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 30 jun. 2017.

Autor do resumo:  Nivaldo Sena da Silva
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!