segunda-feira, 25 de junho de 2018

É normal que crianças tenham infecção?


Se uma criança frequenta a creche, é normal que tenha até 12 infecções por ano. Se uma criança não frequenta a creche, é normal que tenha até 8 infecções por ano.

***
É normal que crianças tenham infecção, mas algumas crianças podem ter mais infecções que outras e algumas podem ter problemas relacionados à imunodeficiência. Geralmente, quando a criança é prematura; quando sua gestação passou de 42 semanas; quando nasceu com baixo peso, ou seja, quando nasceu com menos de 2.500 g; quando a condição socioeconômica de sua família é desfavorável; quando tem muitos irmãos; e quando ela frequenta a creche ou pré-escola, tem maiores chances de ter infecções. Além disso, em cada 2.000 crianças, pode-se encontrar uma criança que tenha imunodeficiência, ou seja, que pode ter maiores quantidades de infecções graves, que colocam sua vida em risco. Uma criança que tenha imunodeficiência apresenta: duas ou mais pneumonias por ano; quatro ou mais infecções de ouvido por ano; estomatites de repetição ou candidíase oral por mais de 2 meses; episódios repetidos de infecção que formam uma bolha de pus (abcesso); um episódio de infecção que se espalhou para o corpo todo (sepse ou septicemia); infecções intestinais de repetição, ou diarreia crônica; efeito adverso à vacina BCG; características físicas, reconhecidas pelo médico, que sugerem a presença de imunodeficiência, ou história familiar de imunodeficiência. Quando a criança nasce em condições adequadas e não apresenta imunodeficiência, é normal que tenha até 12 infecções por ano quando frequenta a creche ou pré-escola, ou que tenha até 8 infecções por ano quando não frequenta a creche ou pré-escola.

Referências: Roxo-Junior, P. et al. Quando pensar em imunodeficiência primária. (s.l.): Sociedade Brasileira de Pediatria, 2014. Disponível em: http://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/pdfs/Texto-Qd_Pensar-em-IDP-PortalSBP-Persio2014.pdf Acesso em: 11 jun. 2018.

UptoDate [Internet]. Primary immunodeficiency: an overview management. Informação atualizada em abril de 2017. Disponível em : https://www.uptodate.com. Acesso em: 13 mar. 2018.

Autor do resumo: Ângelo Alves Favaro
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!