segunda-feira, 28 de maio de 2018

Qual a importância da brincadeira para a saúde da criança?


A brincadeira promove o desenvolvimento infantil e previne doenças como a obesidade.

***
A infância é um período de desenvolvimento muito importante. Uma infância saudável aumenta as chances de uma vida adulta saudável. O ideal para criança é brincar do lado de fora da casa e estar em contato com a natureza. O recomendado para crianças é  passar menos de 2 horas por dia em frente a telas (televisores, videogames, computadores, celulares e tablets). Umas das consequências mais comuns quando a criança fica pouco tempo brincando ao ar livre é a obesidade. Para prevenir a obesidade infantil e a obesidade na vida adulta, o ideal é realizar atividades físicas e ter uma alimentação saudável desde a infância. O simples brincar com colegas já é suficiente, se realizado por pelo menos 30 minutos por dia. Por isso, é importante: criar um ambiente seguro para que crianças possam brincar; dar preferência aos brinquedos manuais; dar preferência ao ambiente do lado de fora da casa, em que a criança possa explorar e estar em contato com a natureza. A criança que brinca e pratica atividades físicas poderá ter um desenvolvimento melhor.

Referências: AcessMedicine [Internet]. Barreto P, Choi J, Halfon N. Underserved children: preventing chronic illness and promoting health. In: King, T.E., Wheeler, M.B. eds. Medical management of vulnerable and underserved patients: principles, practice, and populations, 2ed. New York: Lange, 2016. Disponível  em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 23 mar. 2018.

AcessMedicine [Internet]. Current practice guidelines in primary care: disease prevention. New York, NY, 2018. Disponível  em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 23 mar. 2018.

Voce, A. Where do the children play? The Guardian, 2 ago 2006. Disponível  em: https://www.theguardian.com/society/2006/aug/02/childrensservices.comment. Acesso em: 23 mar. 2018.

Autor do resumo: Gabriella Neves Cury
Revisores do resumo: Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!