quinta-feira, 19 de abril de 2018

Qual é o tratamento para hipertensão pulmonar?


No tratamento da hipertensão pulmonar pode ser usado o oxigênio para facilitar a respiração do paciente, medicamentos, cirurgia e transplante.

***
O tratamento dos sintomas da hipertensão pulmonar, tanto nos casos nos quais a causa é conhecida, como nos casos em que a hipertensão pulmonar é idiopática, ou seja, sem causa determinada, consiste na administração de oxigênio, medicamentos e, dependendo do caso, cirurgia. Quando o paciente apresenta dificuldade para respirar, pode ser fornecido oxigênio, proporcionando conforto e aumentando a capacidade de executar atividades. Para os pacientes que apresentam inchaço pelo corpo são administrados medicamentos diuréticos. Além disso, medicamentos que estimulam a dilatação dos vasos sanguíneos ajudam a reduzir a pressão. Em alguns casos, pode haver também indicação de uma cirurgia no coração com o objetivo de ajudar a controlar os sintomas da doença. Esta cirurgia é chamada de  atriosseptostomia. Em casos graves, existe ainda a possibilidade de realização de transplante de pulmão ou de coração e pulmão.  É importante destacar que medidas comportamentais podem ajudar na amenização dos sintomas, como ter uma alimentação saudável, manter o peso adequado, tentar reduzir o estresse no cotidiano e não fumar.

Referências: Dynamed [Internet]. Pulmonary hypertension. Informação atualizada em 21 de setembro de 2015. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 26 abr. 2017.

Dynamed [Internet]. Overview: What's Pulmonary Hypertension? Informação atualizada em abril de 2014. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 26 abr. 2017.

Autor do resumo: Lenisa de Mello e Souza
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!