quinta-feira, 19 de abril de 2018

O que é hipertensão pulmonar?


Hipertensão pulmonar é o aumento da pressão nas artérias (vasos sanguíneos) que levam sangue do coração aos pulmões, gerando falta de ar, fraqueza e cansaço.

***
A hipertensão pulmonar consiste na elevação da pressão do sangue nas artérias pulmonares, que são os vasos que levam sangue do coração para os pulmões. No início, a hipertensão pulmonar pode não causar sintomas, mas conforme a doença evolui, pode gerar falta de ar, fraqueza e cansaço. Além destes sintomas, pode haver tosse, tontura, dor no peito, aceleração dos batimentos cardíacos e inchaço nas pernas e no abdome. A hipertensão pulmonar tem diferentes causas e, em alguns casos, ela pode não ser determinada, o que é chamado de hipertensão pulmonar idiopática. Dentre as causas conhecidas, a hipertensão pulmonar pode ser hereditária (transmitida geneticamente dos pais para os filhos), ou pode ser consequência de uma doença ou do uso de determinadas substâncias, como medicamentos para emagrecer. Algumas doenças que levam ao desenvolvimento de hipertensão pulmonar são: enfisema pulmonar, bronquite crônica, apneia obstrutiva do sono, insuficiência cardíaca, cirrose hepática, esquistossomose, entre outras. A hipertensão pulmonar pode evoluir com algumas complicações, como insuficiência cardíaca, inchaço no corpo e desmaios, podendo levar à morte. O diagnóstico desta condição é realizado por meio da história clínica e de alguns exames, como exames de sangue, radiografia do tórax, prova de função pulmonar, eletrocardiograma e ecocardiograma. Outros exames podem ser solicitados de acordo com a recomendação médica.

Referências: Dynamed [Internet]. Pulmonary hypertension. Informação atualizada em 21 de setembro de 2015. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 26 abr. 2017.

Dynamed [Internet]. Overview: What's Pulmonary Hypertension? Informação atualizada em abril de 2014. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 26 abr. 2017.

Autor do resumo: Lenisa de Mello e Souza
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!