terça-feira, 24 de abril de 2018

Como prevenir o afogamento de crianças?


Para prevenir afogamentos de crianças é necessária a supervisão das crianças por adultos em piscinas, banheiras, praias, banheiros e áreas de serviço.

***
BO afogamento é umas das principais causas de morte entre crianças menores de 15 anos de idade. Para evitar essas mortes, os pais e cuidadores precisam tomar alguns cuidados. Crianças menores de 4 anos são as mais expostas a risco de afogamento porque podem se afogar em piscinas, em baldes, em banheiras, em  tanques de lavar roupa, máquinas de lavar roupa, vasos sanitários, caixas e reservatórios de água, e durante enchentes. Dessa forma, essas crianças devem ser supervisionadas por uma pessoa adulta durante todo o banho, e quando estão em piscinas, em praias e outros ambientes onde haja água. Em casa, o acesso a área de serviço deve ser limitado por portas de proteção. Crianças muito pequenas não devem ser deixadas sozinhas no banheiro.  As piscinas devem ser cercadas e protegidas por rede de proteção, para que as crianças não tenham livre acesso a elas quando estão sozinhas. Na praia, a água não deve ultrapassar a cintura das crianças. Em barcos e demais embarcações, os coletes salva-vidas devem ser usados por crianças, adolescentes e adultos, mas mesmo quando as crianças estão com coletes salva-vidas, existe a necessidade de supervisão das crianças por seus pais ou cuidadores adultos. Adolescentes têm mais chance de se afogar quando usam bebidas alcoólicas ou drogas. Pessoas com histórico de convulsões devem sempre estar acompanhadas quando visitarem piscinas, praias, lagos, rios e demais ambientes aquáticos. Saber nadar reduz o risco de afogamento em adolescentes e adultos. Em relação às crianças pequenas, aulas de natação podem reduzir o risco de afogamento, porém os pais e cuidadores devem sempre supervisionar as crianças em ambientes onde haja água.

Referências: World Health Organization [Internet]. Drowning. Informação atualizada em fev. 2018. Disponível  em: http://www.who.int/en/. Acesso em: 17 fev. 2018.

Access Medicine [Internet]. Causey, A.L., Nichter, M.A. Drowning. In: Tintinalli, J.E., et al. eds. Tintinalli's emergency medicine: a comprehensive study guide. 8ed. New York: McGraw-Hill, 2016. Disponível  em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 17 fev. 2018.

Autor do resumo: Gabriella Neves Cury
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!