quinta-feira, 1 de março de 2018

Qual o tratamento para a trombose de veia porta?


A trombose da veia porta é tratada com medicamentos anticoagulantes, trombolíticos, e com cirurgias.

***
O tratamento da trombose da veia porta consiste na desobstrução da veia para liberação da passagem do sangue e na prevenção de complicações. Para pacientes com trombose da veia porta sem cirrose, o tratamento é a utilização de medicamentos anticoagulantes (medicamentos que previnem a formação de trombos sanguíneos) por mais ou menos três meses. Caso a trombose persista mesmo com o tratamento com anticoagulantes, este pode ser prolongado por maior tempo. Para pacientes que tenham cirrose associada à trombose de veia porta, a utilização de medicamentos anticoagulantes não é indicada. Estes pacientes, na sua maioria, estão à espera de um transplante de fígado. Existem também outras formas de tratamento da trombose de veia porta como, por exemplo, um procedimento chamado TIPS (derivação intra-hepática portossistêmica transjugular), que é utilizado para restaurar a passagem do sangue pela veia e reduzir a gravidade da trombose em muitos pacientes. A trombólise é a administração, na veia, de um medicamento que dissolve o trombo sanguíneo, e também deve ser considerada no tratamento. Para crianças com trombose de veia porta, quando possível, devem ser considerados procedimentos cirúrgicos. Em casos de parada da circulação do sangue ou morte de parte do tecido do intestino, em decorrência da trombose da veia porta, uma cirurgia de emergência pode ser indicada.

Referência: DynaMed [Internet]. ACCP guideline on antithrombotic therapy for VTE disease. Informação atualizada em 12 de outubro 2016. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 22 jun. 2017.

Autor do resumo:Ivia Cristina Almeida Tiago
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Marta Cristiane Alves Pereira, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!