quinta-feira, 29 de março de 2018

Como é o tratamento da doença de Behçet?


O tratamento para a doença de Behçet é feito com medicamentos para controlar e diminuir dores e inchaço e demais sintomas da doença.

***
O tratamento para a doença de Behçet é feito com medicamentos para controlar e diminuir os sintomas da doença e para prevenir os problemas que ela possa causar. Ainda não foi descoberta uma cura para a doença, mas os medicamentos ajudam a controlá-la. Os medicamentos usados para o tratamento geralmente são os corticosteroides (um tipo de anti-inflamatórios), que reduzem e controlam a inflamação nos vasos sanguíneos. Uma vez que os corticosteroides podem causar sérios efeitos colaterais, quando utilizados por um longo período, eles são usados pelo tempo mais curto possível. A colchicina, um outro anti-inflamatório, ajuda a reduzir dores e inchaço. Medicamentos imunossupressores também podem ser utilizados para reduzir a autoimunidade, ou seja, quando o corpo ataca a ele próprio. Outros medicamentos podem ser necessários dependendo de sintomas específicos que a pessoa estiver apresentando. Por exemplo, um colírio pode ser prescrito para reduzir a inflamação nos olhos. Certos problemas nos vasos sanguíneos precisam ser tratados por meio de cirurgia, por exemplo, quando as paredes desses vasos ficam muito finas e dilatadas (aneurisma). Alguns medicamentos para a doença de Behçet não são seguros durante a gestação. Pode ser necessário o controle dos sintomas ou troca dos medicamentos antes de engravidar. Pessoas com a doença de Behçet precisam fazer exames regulares para checar possíveis problemas que a doença pode causar. É importante que os medicamentos sejam tomados conforme as orientações médicas e que possíveis efeitos colaterais sejam relatados durante as consultas. O tratamento adequado para a doença de Behçet pode ajudar o indivíduo permanecer o mais saudável possível.

Referência: UpToDate [Internet]. Behçet’s syndrome (the basics). Informação atualizada em: 07 de julho de 2015. Disponível em: http://www.sibi.usp.br/. Acesso em: 5 mai. 2016

Autor do resumo: Nivaldo Sena da Silva
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Marta Pereira, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!