quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

O que é acidente vascular cerebral (AVC)?


O acidente vascular cerebral conhecido pela sigla AVC é o rompimento de veias ou artérias que estão no cérebro, geralmente, causado por pressão alta.

***
O cérebro humano possui veias e artérias que carregam sangue. Quando uma veia ou artéria é rompida ocorre sangramento, ou seja, o sangue que estava dentro da veia ou artéria sai para fora, atingindo o cérebro. O sangramento provocado pelo rompimento da veia ou da artéria é chamado de hemorragia intracraniana não-traumática, também conhecida como acidente vascular cerebral (AVC) ou derrame. O acidente vascular cerebral é mais comum em homens, negros e idosos, sendo que quanto mais velha for a pessoa maior o risco. O acidente vascular cerebral pode estar relacionada ao hábito de fumar, consumo exagerado de álcool, uso de drogas, doenças do fígado, diabetes descontrolada, pressão arterial alta, muito tempo de uso de medicações que afinam o sangue (anticoagulantes e antiplaquetários), uso de aspirinas e medicações feitas com cafeína. Os sintomas mais comuns do acidente vascular cerebral são dor de cabeça muito forte que começa de repente, vômitos, sonolência, fraqueza de um lado do corpo, dificuldade para falar, bem como convulsões ou desmaio após um desses sintomas. As atitudes que podem diminuir o risco de acidente vascular cerebral são: parar de fumar, diminuir o consumo de sal, perder peso se estiver acima do normal, e caso tenha pressão arterial alta deve procurar um médico para verificar a necessidade de tratamento. Pacientes que usam medicações para afinar o sangue (anticoagulantes e antiplaquetários)  devem fazer os exames para controle sempre que o médico pedir.

Referência: Dynamed [Internet]. Intracerebral hemorrhage. Informação atualizada em 28 de outubro de 2016. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/.  Acesso em: 30 jun. 2016.

Autor do resumo: Josana Camilo Bodnar
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!