terça-feira, 19 de dezembro de 2017

O que é estenose tricúspide?


A estenose tricúspide ocorre quando uma válvula do coração não se abre completamente, podendo gerar cansaço, inchaço no corpo e dor abdominal.

***
A válvula tricúspide fica do lado direito do coração, entre o átrio e o ventrículo direitos. A estenose tricúspide ocorre quanto esta válvula é mais estreita, ou seja, apresenta um espaço menor do que o normal para a passagem do sangue. Quando a válvula tricúspide está estreitada, menor quantidade de sangue passa do átrio para o ventrículo. Isto faz com que o sangue se acumule no átrio direito. A principal causa da estenose tricúspide é a febre reumática. Essa doença consiste na lesão do coração e de outras partes do corpo como uma consequência de uma infecção bacteriana na garganta, que não foi tratada adequadamente. Nos casos de febre reumática, a estenose tricúspide geralmente vem acompanhada por uma insuficiência tricúspide (situação em que a válvula não se fecha adequadamente), ou pela lesão de outras válvulas do coração, como a mitral ou a aórtica. A estenose tricúspide pode não provocar sintomas em muitos pacientes. Já nos casos com sintomas, pode haver cansaço excessivo, inchaço e pulsação forte nas veias jugulares (veias do pescoço), inchaço pelo corpo e dor abdominal. Estes sinais e sintomas correspondem a um quadro de insuficiência cardíaca. Durante o exame físico, o médico pode observar a existência de um sopro cardíaco (som que corresponde ao sangue passando com dificuldade pela válvula estreita). Os principais exames utilizados para confirmar o diagnóstico dessa doença são: eletrocardiograma, ecocardiograma e radiografia do tórax.

Referências: UpToDate [Internet]. Tricuspid stenosis. Informação atualizada em fevereiro de 2017. Disponível em: www.sibi.usp.br  Acesso em: 12 mar. 2017.

UpToDate [Internet]. Patient education: Tricuspid Stenosis (The basic). Informação atualizada em março de 2017. Disponível em: www.sibi.usp.br  Acesso em: 12 mar. 2017.

Autor do resumo: Lenisa de Mello e Souza
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!