segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Qual o perfil de uma pessoa que comete suicídio?



Homens brancos, com mais de 65 anos de idade, com transtorno psiquiátrico, com doença crônica, ou que fazem uso abusivo de substâncias, cometem mais suicídios.

***
Aproximadamente uma em cada 8 mil pessoas comete suicídio. Os homens têm pelo menos quatro vezes mais chances de cometer um suicídio efetivo do que as mulheres. No entanto, as mulheres tentam cometer suicídio 10 vezes mais que os homens. As pessoas brancas cometem mais suicídios do que os afrodescendentes, os hispânicos ou os asiáticos. Nos Estados Unidos, por exemplo, os homens brancos cometem 73% de todos os suicídios. A idade também é um fator de risco significativo para suicídio. As taxas de suicídio aumentam dramaticamente após os 70 anos de vida, especialmente entre os homens. O abuso de substâncias, especialmente o alcoolismo grave, é um fator de risco para suicídio, sobretudo quando há uma mudança súbita ou significativa na vida, como surgimento de uma doença grave, divórcio, perda de emprego ou morte de um ente querido. Tentativas anteriores de suicídio aumentam a probabilidade de uma nova tentativa e de um suicídio efetivo. A presença de um transtorno psiquiátrico pode trazer risco de suicídio, dependendo da história do paciente e da gravidade dos sintomas. Transtornos mentais como depressão, uso de álcool e drogas, esquizofrenia, transtorno bipolar, síndrome do pânico e distúrbios de personalidade estão associados à maioria dos suicídios. Além disso, as doenças, sobretudo aquelas que perduram por mais de três meses, aumentam significativamente o risco de transtorno depressivo ou de ansiedade, bem como de suicídio, principalmente para as pessoas com menos de 60 anos de idade. Dessa maneira, pode-se afirmar que o perfil de uma pessoa que comete suicídio é ser homem, ter mais do que 65 anos de idade, ser branco, ter tentado o suicídio anteriormente, ter um transtorno psiquiátrico, ter alguma doença crônica, sentir dor crônica, fazer uso abusivo de substâncias, como drogas, ter sofrido uma perda extrema recente, ter acesso a armas de fogo e ter impulsividade. Os fatores que impedem uma pessoa adulta de cometer suicídio incluem ter um casamento ou relacionamento estável, filiação religiosa, crianças em casa e suporte social positivo.

Referência: AcessMedicine [Internet]. Schneider, R.K.The suicidal patient. In: McKean, S.C. et al. Eds. Principles and practice of hospital medicine. 2ed. New York: McGraw-Hill, 2017.

Autor do resumo: Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!