terça-feira, 31 de outubro de 2017

Qual é o tratamento para escoliose?


Para muitos casos de escoliose não há a necessidade de tratamento. Quando necessário, o tratamento consiste em uso de colete ou cirurgia.

***
A necessidade de realizar tratamento para a escoliose depende de vários fatores, como a idade do paciente, se ele ainda irá crescer ou não, a gravidade da curvatura e a chance da curvatura piorar. Para muitos pacientes, nenhum tratamento é indicado. Nesses casos, o médico deve realizar um acompanhamento para observar a evolução da curvatura e, em alguns casos, ele pode fazer orientações sobre atividades físicas que devem ser evitadas. Para os casos moderados, que necessitam de tratamento, existem duas possibilidades: o colete e a cirurgia. O colete é utilizado com o objetivo de não permitir que a curvatura da coluna se torne mais acentuada, porém não corrige a curvatura que já existe. Ele pode ser utilizado durante o dia e à noite, ou apenas durante a noite, de acordo com a recomendação médica. É possível realizar qualquer atividade com o colete, exceto nadar e tomar banho. Os casos mais graves de escoliose são tratados por meio de cirurgia, que tem o objetivo de corrigir a curvatura anormal e estabilizar a coluna.

Referência: Dynamed [Internet]. Scoliosis (curvature of the spine) and
Kyphosis. Informação atualizada em 12 de dezembro de 2014. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 19 fev. 2017.

Autor do resumo: Lenisa de Mello e Souza
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!