sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Qual é o tratamento para hemorragia gastrointestinal?


O tratamento para hemorragia gastrointestinal consiste em parar o sangramento e repor o volume de sangue perdido.

***
Na maioria dos casos, a hemorragia gastrointestinal para espontaneamente, ou seja, sem nenhum tratamento. Nos casos em que ela não para, ou quando é muito intensa, é necessário realizar algum procedimento de acordo com o local e a causa do sangramento. Os tratamentos geralmente podem ser feitos por endoscopia (introdução de um tubo com uma pequena câmera pela boca, para visualizar o interior do tubo digestivo) ou por colonoscopia (introdução de um tubo com uma pequena câmera pelo ânus). Os métodos podem envolver o uso de correntes elétricas (cauterização), laser, ou medicamentos, como a epinefrina, que ajudam a para o sangramento. Nos casos em que esses métodos não são eficazes, e quando há risco de vida para o paciente, pode ser realizada uma cirurgia para tentar controlar a hemorragia. É necessário também realizar a reposição do volume de sangue perdido durante o sangramento. Essa reposição pode ser feita através de soro via endovenosa (introduzido por uma veia), ou através de uma transfusão de sangue.

Referências: Dynamed [Internet]. Gastrointestinal bleeding. Informação atualizada em 23 de agosto de 2016. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/ Acesso em: 19 mar. 2017.

Dynamed [Internet]. Acute lower gastrointestinal bleeding. Informação atualizada em 23 de agosto de 2016. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/ Acesso em: 19 mar. 2017.

Autor do resumo: Lenisa de Mello e Souza
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!