terça-feira, 8 de agosto de 2017

O que é síndrome de aspiração meconial?


A síndrome de aspiração meconial ocorre quando o bebê aspira líquido amniótico com mecônio (primeiro cocô do bebê) durante o parto.

***
Quando um bebê está dentro do útero da mãe, ele faz xixi mas não faz cocô. O primeiro cocô do bebê se chama mecônio. Ele tem uma cor verde escura e é bem espesso. Geralmente, o mecônio só é eliminado algumas horas ou dias após o nascimento. Quando alguma coisa não vai bem durante o parto, o bebê pode eliminar o mecônio ainda dentro do útero. Isto pode tingir o líquido amniótico de verde. A síndrome de aspiração meconial ocorre quando o bebê inala (respira) o mecônio presente no líquido amniótico durante ou logo após o parto. A aspiração meconial pode afetar a respiração do bebê de diferentes maneiras: pode obstruir as vias respiratórias, impedindo a passagem de ar; pode causar irritação do pulmão; pode ainda levar a uma infecção pulmonar ou desativar o surfactante pulmonar (uma substância natural que facilita a expansão do pulmão após o nascimento). A síndrome de aspiração meconial pode ser leve ou muito grave. Os casos mais graves se associam a aspiração de maiores quantidades de mecônio. Existem alguns fatores que aumentam a chance da aspiração ocorrer. Eles podem envolver a mãe, a gestação, o bebê ou o próprio trabalho de parto. Um fator importante que aumenta o risco da aspiração meconial é a pós-maturidade (ou seja, gestações que duram mais que 42 semanas). Outros fatores de risco são as infecções durante a gravidez, o uso de cigarro pela mãe e as doenças maternas, como diabetes, pressão alta e outros problemas cardíacos ou respiratórios. Além disso, os bebês que têm problemas de crescimento durante a gestação e que apresentam sofrimento fetal (percebido pelo monitoramento do coração do bebê), durante o trabalho de parto têm maior risco de apresentar aspiração meconial. Ao nascimento, o médico irá suspeitar que pode ter ocorrido aspiração ao ver o líquido amniótico com a coloração verde escura, indicando que o bebê eliminou mecônio dentro do útero. Além disso, o bebê pode apresentar dificuldades para respirar logo após o nascimento, podendo apresentar cianose (coloração azulada da pele que indica falta de oxigênio). Os batimentos do coração do bebê podem estar baixos também. Em casos de aspiração meconial grave, o bebê pode desenvolver doenças pulmonares por um longo período em sua vida, além de problemas de desenvolvimento, e até perder a audição. Existem casos ainda mais graves, que podem ser fatais, mas o número de mortes tem sido cada vez menor, devido ao tratamento adequado logo após o nascimento.

Referência: Dynamed [Internet] Meconium Aspiration. Informação atualizada em Outubro de 2014. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/ Acesso em: 27 fev. 2017.

Autor do resumo: Lenisa de Mello e Souza
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!