quinta-feira, 10 de agosto de 2017

O que é hemorragia gastrointestinal?



Hemorragia gastrointestinal é o sangramento em partes do sistema digestivo: boca, garganta, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso ou ânus.

***
A hemorragia gastrointestinal consiste em um sangramento em qualquer porção ao longo do sistema digestivo. O sistema digestivo é um conjunto de órgãos que participam da digestão dos alimentos, incluindo boca, garganta (faringe), esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. As principais formas de se perceber uma hemorragia gastrointestinal são: a presença de sangue em vômitos ou nas fezes, ou a eliminação de sangue pelo ânus. Algumas vezes, a presença de sangue nas fezes produz uma coloração muito escura, quase preta. As principais causas de hemorragia gastrointestinal são: úlceras (feridas no esôfago, estômago ou intestino), varizes esofágicas (veias dilatadas na região do esôfago), pólipos intestinais (lesões semelhantes a verrugas, que se projetam para dentro do intestino), doença diverticular (formação de pequenos saquinhos que se projetam para fora intestino), hemorroidas, doença intestinal inflamatória e câncer de cólon (intestino grosso). O médico sempre deve ser procurado para investigar a causa e tratar a hemorragia gastrointestinal. Contudo, existem sinais de alerta que indicam que é necessário procurar atendimento imediatamente. Os sinais de alerta são: sangramento em grande quantidade (maior ou igual a 1 copo ou 250 mL), desmaio, suor excessivo ou batimentos cardíacos muito acelerados. Na investigação do sangramento, o médico fará algumas perguntas ao paciente e poderá solicitar alguns exames: hemograma (exame de sangue), endoscopia (introdução de um tubo com uma pequena câmera pela boca para visualizar o interior do esôfago, estômago e início do intestino), e colonoscopia (introdução de um tubo com uma pequena câmera pelo ânus para visualizar o final do intestino). Esses exames poderão esclarecer a origem e a situação do sangramento.

Referências: Dynamed [Internet]. Gastrointestinal bleeding. Informação atualizada em 23 de agosto de 2016. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/ Acesso em: 19 mar. 2017.

Dynamed [Internet]. Acute lower gastrointestinal bleeding. Informação atualizada em 23 de agosto de 2016. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/ Acesso em: 19 mar. 2017.

Autor do resumo: Lenisa de Mello e Souza
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!