quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Como tratar a síndrome de aspiração meconial?


O principal tratamento para a síndrome de aspiração meconial é a aspiração das vias aéreas. Antibióticos, surfactantes e óxido nítrico podem ser utilizados.

***
Após o nascimento, quando o bebê apresenta sinais de que possa ter ocorrido aspiração de mecônio, o profissional de saúde faz a aspiração das vias aéreas através de um pequeno tubo que é introduzido no nariz ou na boca do bebê e vai sugando qualquer conteúdo que possa atrapalhar a respiração. Quando isto não é suficiente, o bebê pode precisar de ajuda para respirar. Isto pode ser feito oferecendo-se oxigênio ou colocando-se um tubo na garganta do bebê e acoplando-se este tubo a um aparelho que vai ajudar o bebê a respirar. Isto é feito até que os pulmões se recuperem. Uma complicação de aspirações meconiais graves é a pneumonia por aspiração, em que podem ser utilizados antibióticos. Podem ser usados ainda surfactantes artificiais, que são substâncias que ajudam a manter os pulmões abertos. Em casos graves, pode ser necessário usar um gás chamado óxido nítrico, que facilita a passagem de sangue pelos pulmões.

Referência: Dynamed [Internet] Meconium Aspiration. Informação atualizada em Outubro de 2014. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/ Acesso em: 27 fev. 2017.

Autor do resumo: Lenisa de Mello e Souza
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!