quinta-feira, 1 de junho de 2017

Qual é o tratamento para fissura anal?


O tratamento para fissura anal envolve alimentação rica em fibras, ingestão de grande quantidade de água, banhos de assento, medicamentos e até cirurgia.

***
Para o tratamento das fissuras anais, é importante realizar mudanças na alimentação. Recomenda-se que o paciente coma alimentos ricos em fibras (como frutas e verduras) e beba a quantidade de água recomendada pelo médico ou nutricionista, a fim de evitar o ressecamento das fezes. Além disso, podem-se realizar banhos de assento após a evacuação, com o objetivo de relaxar os músculos do canal anal e reduzir o desconforto. Podem ser indicados também alguns medicamentos para o tratamento das fissuras, que podem ser usados na forma de pomada ou comprimidos por via oral. Na minoria dos casos, principalmente quando as fissuras demoram para desaparecer, é necessário realizar uma cirurgia. O objetivo do tratamento é ajudar a relaxar os músculos do ânus, aliviando a dor e colaborando para a cura da fissura. Existe mais de um tipo de cirurgia possível para o tratamento da fissura anal. Assim, a escolha do tipo de cirurgia poderá ser discutida com o médico.

Referência: Dynamed [Internet]. Anal fissure. Informação atualizada em 8 de janeiro de 2017. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 13 fev. 2017.

Autor do resumo: Lenisa de Mello e Souza
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!