quinta-feira, 11 de maio de 2017

O que causa hemorroidas?


Hemorroidas podem surgir quando há constipação, fica-se muito tempo sentado no vaso sanitário, na gravidez, durante o  envelhecimento e por fatores genéticos.

***
A razão exata pela qual as mudanças nas veias dentro do canal anal ocorrem e levam à formação de hemorroidas não é clara. Porém, imagina-se que o aumento da pressão dentro das veias do ânus e do canal anal pode ser um fator importante de seu desenvolvimento. A constipação (intestino preso), fazer fezes grandes, e ficar muito tempo sentado no vaso sanitário aumentam a pressão dentro e em torno das veias do ânus e parecem ser uma razão comum para o desenvolvimento de hemorroidas. As hemorroidas são também comuns durante a gravidez, provavelmente devido aos efeitos da presença e do peso do bebê dentro do útero, que aumentam a pressão nas veias do ânus e do reto, além das mudanças hormonais que ocorrem durante a gravidez. O envelhecimento também é um fator de risco, pois os tecidos no revestimento do ânus podem se tornar menos resistentes ​​à medida que nos tornamos mais velhos. Fatores hereditários (genéticos) também podem ser importantes. Algumas pessoas podem herdar de seus familiares uma fraqueza da parede das veias na região anal. Os sintomas de hemorroidas podem variar. Às vezes, nenhum sintoma pode estar presente e uma pessoa pode não perceber que tem hemorroidas. O sintoma mais comum é o sangramento após ir ao banheiro para evacuar (fazer cocô). O sangue é, geralmente, vermelho brilhante e pode ser notado no papel higiênico, no vaso sanitário ou revestindo as fezes. Pequenas hemorroidas internas são geralmente indolores. Hemorroidas maiores podem causar uma secreção mucosa, alguma dor, irritação e coceira. A secreção pode irritar a pele ao redor do ânus. O paciente pode ter uma sensação de não esvaziar completamente o intestino após ir ao banheiro. Se o paciente acha que pode ter hemorroidas, ou se tiver sangramento ou dor na região anal, um médico deve ser procurado. Hemorroidas são geralmente diagnosticadas após o médico fazer perguntas sobre os sintomas e executar um exame físico. Usando luvas e um lubrificante, o médico irá examinar o ânus com o dedo para procurar quaisquer sinais de hemorroidas ou outras anormalidades. Às vezes, se as hemorroidas não são diagnosticadas após um exame anal, o médico pode sugerir um exame adicional chamado proctoscopia. Neste procedimento, o interior do ânus é examinado usando um instrumento chamado proctoscópio. Um proctoscópio é um tubo curto, oco que tem uma luz em uma extremidade e permite ao médico ver o revestimento anal e quaisquer hemorroidas com mais clareza. Em alguns casos, um exame mais detalhado do intestino pode ser necessário para ajudar a excluir outras condições de saúde. A depender do caso, o médico pode encaminhar o paciente a um especialista.

Referência: Dynamed [Internet]. Hemorrhoids. Atualizada em novembro de 2016. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/ . Acesso em: 15 mar. 2017.

Autor do resumo: Claudio Vinicius de Assis Rondado
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!