quarta-feira, 12 de abril de 2017

Por que gestantes devem fazer uso da suplementação de ferro?


O uso da suplementação de ferro durante a gestação ajuda a evitar que a gestante tenha anemia ou deficiência de ferro e que o bebê nasça com baixo peso.

***
Recomenda-se que todas as gestantes, independente da idade, tomem suplementação de ferro diariamente durante toda a gestação. Tomar suplementação de ferro durante a gestação ajuda a evitar que a gestante tenha anemia ou deficiência de ferro e que o bebê nasça com baixo peso. Gestantes com deficiência de ferro ou anemia devem tomar uma dose maior de ferro até que seus exames se normalizem. Em seguida, devem voltar a tomar a dose de prevenção. A absorção do ferro é reduzida quando a dose ingerida é alta. Além disso, doses maiores do que a recomendada podem causar efeitos colaterais como constipação, náusea, vômito e diarreia. Dessa forma, deve-se conversar com o médico sobre quantas doses devem ser ingeridas por dia, bem como sobre a quantidade de cada dose. Mulheres que não toleram usar, por via oral, medicamentos contendo ferro, é possível administrá-lo pela veia. Outras medidas que também ajudam a prevenir a deficiência de ferro são a ingestão de alimentos fortificados ou naturalmente ricos em ferro, como a carne vermelha, o frango e o peixe, e a prevenção de infestação por vermes no intestino.

Referências: WORLD HEALTH ORGANIZATION. Guideline: daily iron and folic acid supplementation in pregnant women. Informação atualizada em: 2012. Disponível em: http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/77770/1/9789241501996_eng.pdf?ua=1. Acesso em: 11 fev. 2017

UpToDate [Internet]. Nutrition in pregnancy. Informação atualizada em: 8 fev. 2017. Disponível em: http://www.sibi.usp.br/. Acesso em: 11 fev. 2017.

Autor do resumo: Nivaldo Sena da Silva
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!