quinta-feira, 27 de abril de 2017

O que é insuficiência tricúspide?


Insuficiência tricúspide é uma condição em que uma válvula do lado direito do coração não se fecha corretamente

***
O coração é dividido em quatro cavidades ou câmaras, ou seja, quatro espaços por onde onde o sangue passa em um sentido único, permitindo que o coração bombeie sangue para o pulmão e para o restante do corpo. As câmaras superiores são os dois átrios, direito e esquerdo. As câmaras inferiores são os ventrículos, direito e esquerdo. Entre o átrio e o ventrículo, de cada lado, existe uma válvula (ou valva), que controla a passagem de sangue do átrio para o ventrículo e que deve impedir a passagem no sentido contrário. Do lado direito do coração, essa válvula é chamada de válvula tricúspide, enquanto, do lado esquerdo, é chamada de válvula mitral. Quando a válvula tricúspide não consegue se fechar adequadamente, permitindo retorno de sangue para o átrio direito, temos um quadro chamado de insuficiência tricúspide, também chamado de regurgitação tricúspide. Essa condição faz com que parte do sangue passe pela válvula no sentido contrário, ou seja, do ventrículo para o átrio direito. Por muitos anos, o paciente pode não apresentar nenhum sintoma mas, com o tempo, pode surgir um quadro de insuficiência cardíaca. Os principais sintomas de insuficiência cardíaca são: inchaço nas pernas e barriga, dificuldade para respirar, dor no lado direito da barriga e cansaço. Além disso, o coração pode bater em ritmo irregular. Durante o exame físico, o médico pode perceber uma pulsação intensa na região do pescoço (veia jugular) e pode ouvir um sopro no coração, correspondente ao sangue que passa pela válvula no sentido contrário. Para confirmar o diagnóstico, o médico pode pedir exames, como: eletrocardiograma, ecocardiograma, radiografia de tórax, cateterismo cardíaco, entre outros. A insuficiência tricúspide pode ter diversas causas. A mais comum é a dilatação do ventrículo direito devido a outros problemas cardíacos ou pulmonares. Outra causa possível é a febre reumática, que é a lesão do coração e de outras partes do corpo como complicação de uma infecção bacteriana na garganta, que não foi tratada adequadamente. Além disso, existem causas menos comuns, como uma infecção no coração (endocardite infecciosa), um tumor, defeitos na formação do coração, entre outras.tomarem uma decisão conjunta sobre a possibilidade de uso ou não dessa substância.

Referências: Dynamed [Internet]. Tricuspid valve disease. Informação atualizada em novembro de 2012. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 5 mar. 2017.

Medline Plus [Internet]. Tricuspid regurgitation. Informação atualizada em fevereiro de 2016. Disponível em: http://medlineplus.gov. Acesso em: 5 mar. 2017.

Autor do resumo: Lenisa de Mello e Souza
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!