segunda-feira, 10 de abril de 2017

Como ter uma boa noite de sono?


Para ter uma boa noite de sono, programe-se, pratique exercícios regularmente, relaxe antes de dormir e não se deite sem sono.

***
Para ter uma boa noite de sono, algumas medidas simples podem ser muito eficazes. Defina uma programação, vá para a cama em uma hora determinada a cada noite e levante-se no mesmo horário todas as manhãs, inclusive nos finais de semana. Mudar esta programação pode levar à insônia. Tente exercitar-se de 20 a 30 minutos por dia. O exercício diário muitas vezes ajuda a dormir bem. Para o benefício máximo, tente exercitar-se no mínimo 5 horas antes de ir para a cama. Evite bebidas que contenham cafeína, que é um estimulante e mantém as pessoas acordadas. Fontes de cafeína incluem café, chocolate, refrigerantes, alguns tipos de chá, remédios para emagrecer e alguns analgésicos. Fumantes tendem a dormir muito levemente e muitas vezes acordar no início da manhã, devido à falta de nicotina durante a noite. O álcool prejudica o sono profundo, mantendo as pessoas nos estágios mais leves do sono. Relaxe antes de dormir com um banho morno, com uma leitura ou com uma outra rotina relaxante que possa tornar mais fácil pegar no sono. Certas atividades repousantes podem ser associadas com o sono e fazer parte do ritual de dormir. Se possível, acorde com o sol. A luz solar ajuda o relógio biológico interno do corpo a reiniciar-se a cada dia. Os especialistas em sono recomendam a exposição a uma hora de luz solar da manhã para pessoas com problemas para adormecer. Se você não consegue dormir, não se deite na cama. Faça outra coisa, como ler, ouvir música, até sentir-se cansado. A ansiedade de ser incapaz de adormecer pode realmente contribuir para a insônia. Mantenha uma temperatura confortável no quarto. Temperaturas extremas podem interromper o sono ou impedir que você adormeça. Se você tiver dificuldade em adormecer noite após noite, ou se você sempre se sentir cansado no dia seguinte, isto pode ser sinal de algum distúrbio do sono e um médico deve ser consultado. A maioria dos distúrbios do sono pode ser tratado de forma eficaz para que você possa, finalmente, obter o sono de que você precisa.

Referências: National Institute of Neurological Disorders and Stroke [Internet]. Brain basics: understanding sleep. Disponível em: https://www.ninds.nih.gov/Disorders/Patient-Caregiver-Education/Understanding-Sleep . Acesso em: 05 fev. 2017.

Autor do resumo: Claudio Vinicius de Assis Rondado
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!