quarta-feira, 15 de março de 2017

Qual é o tratamento para osteodistrofia renal?


O tratamento da osteodistrofia renal é feito por meio de suplementos nutricionais, medicamentos, alimentação adequada, e em alguns casos, cirurgia.

***
A osteodistrofia renal pode ser controlada com suplementos de cálcio e vitamina D para repor as quantidades deficientes, e com medicamentos que reduzem a quantidade de fósforo e paratormônio no organismo, que em geral, estão aumentados. Nos casos em que os remédios não fazem o efeito adequado para regular o paratormônio, é possível realizar uma cirurgia para retirar as glândulas paratireóides, que são as responsáveis pela produção deste hormônio. Também é importante seguir uma alimentação adequada, evitando ou diminuindo a ingestão de alimentos ricos em fósforo, como feijão, ervilha, queijo, chocolate, carnes em geral, moela, fígado, leite, nozes, amendoim, cerveja, refrigerantes a base de cola e alimentos industrializados que contenham fósforo como conservante.

Referências: Dynamed [Internet]. Chronic kidney disease: mineral and bone disorder. Informação atualizada em 05 de setembro de 2016. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 4 out. 2016.

Autor do resumo: Lenisa de Mello e Souza
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Enfa. Dra. Iara Cristina da Silva Pedro, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!