sexta-feira, 10 de março de 2017

Qual é o tratamento para diabetes insipidus nefrogênico?


O tratamento do diabetes insipidus nefrogênico é feito com hidratação, medicamentos, suspensão de remédios prejudiciais e correção dos níveis de minerais.

***
O tratamento para diabetes insipidus nefrogênico se baseia, principalmente, em evitar que o indivíduo sofra desidratação devido à grande quantidade de água que é perdida pela urina. Para prevenir a desidratação, recomenda-se aumentar a ingestão de líquidos, além de diminuir a quantidade de sal. Além disso, alguns medicamentos podem ser utilizados para reduzir o volume de urina, como anti-inflamatórios e diuréticos (embora geralmente os diuréticos tenham a ação de aumentar o volume de urina, nesses casos, eles apresentam o efeito contrário, ou seja, diminuem o volume). Quando a doença tem uma causa definida, como por exemplo, pelo uso de medicamentos que contenham lítio, este remédio deve ser suspenso ou alterado as suas doses. Se o diabetes insipidus nefrogênico for causado por alterações dos minerais no organismo (como o excesso de cálcio e a falta de potássio), é importante fazer a correção dos níveis desses minerais. Pacientes que apresentam diabetes insipidus nefrogênico necessitam fazer exames dos rins e da bexiga, de acordo com as recomendações médicas.

Referências: Dynamed [Internet]. Nephrogenic diabetes insipidus. Informação atualizada 20 de novembro de 2013. Disponível em: Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 4 out. 2016.

Autor do resumo: Lenisa de Mello e Souza
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Enfa. Dra. Iara Cristina da Silva Pedro, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!