sexta-feira, 3 de março de 2017

O que é pré-diabetes?


Pré-diabetes é uma condição em que os níveis de açúcar no sangue estão acima dos níveis normais, mas abaixo dos níveis de pessoas diabéticas.

***
Pré-diabetes é uma condição em que os níveis de açúcar do sangue estão acima do normal, mas não chegam a valores altos o suficiente para que o paciente seja considerado diabético. Esta condição é mais comum em pessoas com obesidade, pressão alta e colesterol elevado. Para saber se os níveis de açúcar no sangue (glicemia) de um paciente estão adequados, são utilizados alguns exames, como a glicemia de jejum, o teste de tolerância à glicose e a hemoglobina glicosilada. Para cada um desses exames, existem valores considerados normais e valores que indicam pré-diabetes e diabetes. A maioria das pessoas pré-diabéticas não apresenta nenhum sintoma, mas em alguns casos, podem ter aumento do apetite, aumento da sede e da ingestão de líquidos, e aumento do volume de urina, em um quadro semelhante ao do diabetes. Além disso, os indivíduos que têm pré-diabetes têm uma chance maior de desenvolver o diabetes mellitus tipo 2 e doenças cardiovasculares, como infarto. Sendo assim, esses indivíduos devem repetir os exames nos prazos recomendados pelo médico.

Referências: Dynamed [Internet] Prediabetes. Informação atualizada em 12 de dezembro de 2016. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 5 fev. 2017.

Dynamed [Internet] Diagnosing diabetes and learning about prediabetes. Informação atualizada em 21 de novembro de 2016. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 5 fev. 2017.

Autor do resumo: Lenisa de Mello e Souza
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!