terça-feira, 14 de março de 2017

O que é osteodistrofia renal?



Osteodistrofia renal é consequência da doença renal crônica. Afeta os ossos, provocando modificações de tamanho, deformidade, perda mineral, fratura e dor. 

***
A osteodistrofia renal é uma doença que afeta os ossos e ocorre em pacientes com doença renal crônica. Quando os rins não funcionam direito, pode ocorrer desequilíbrio dos minerais cálcio e fósforo; e dos hormônios calcitriol e paratormônio. Estes minerais e hormônios são importantes para ajudar na formação dos ossos e a permanecerem fortes, e quando estão alterados, podem provocar modificações no tamanho dos ossos, na quantidade de minerais disponível nos ossos e promove calcificação (acúmulo de cálcio) de estruturas não-ósseas, como vasos sanguíneos, válvulas cardíacas e músculo do coração. Em crianças, a osteodistrofia renal é mais grave porque seus ossos ainda estão em fase de crescimento e desenvolvimento. Os principais sinais e sintomas são fraturas, dores nos ossos e baixa estatura, que pode permanecer na idade adulta. Também pode ocorrer uma deformidade chamada "raquitismo renal" que faz as pernas se encurvarem para dentro ou para fora. O diagnóstico desta doença pode ser feito por exames de sangue, radiografia, tomografia e biópsia do osso (retirada de um pequeno pedaço do osso para ser analisado no microscópio).

Referências: Dynamed [Internet]. Chronic kidney disease: mineral and bone disorder. Informação atualizada em 05 de setembro de 2016. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 4 out. 2016.

Autor do resumo: Lenisa de Mello e Souza
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Enfa. Dra. Iara Cristina da Silva Pedro, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!