quinta-feira, 9 de março de 2017

O que é diabetes insipidus nefrogênico?



Diabetes insipidus nefrogênico é uma condição em que o rim não responde ao hormônio antidiurético, levando a pessoa a urinar em grande quantidade.

***
O diabetes insipidus nefrogênico é uma condição em que o rim não consegue responder ao hormônio antidiurético (também chamado de ADH), fazendo com que o rim não absorva água na quantidade necessária, e então, essa água é eliminada pela urina em um volume maior ao longo do dia. Como consequência, o paciente tem mais risco de desidratação; acorda muitas vezes à noite para urinar e pode passar a sentir muita sede, ingerindo maior quantidade de líquidos. As crianças pequenas que apresentam essa doença podem ficar mais irritadas, se alimentar pouco e perder peso. A causa mais comum do diabetes insipidus nefrogênico é o uso de remédios que contêm lítio, como por exemplo, medicamentos psiquiátricos. Outras causas possíveis são: alterações na atividade do corpo que levam ao aumento do cálcio no sangue; infecção dos rins; alimentação pobre em proteínas; e mais raramente, uso de alguns medicamentos. Além disso, o diabetes insipidus nefrogênico pode ser congênito, ou seja, a criança já pode nascer com essa condição, mesmo que os pais não tenham a doença. O diagnóstico do diabetes insipidus nefrogênico é feito por meio da análise da história clínica do paciente, além de exames de urina e do teste de resposta ao hormônio antidiurético.

Referências: Dynamed [Internet]. Nephrogenic diabetes insipidus. Informação atualizada 20 de novembro de 2013. Disponível em: Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 4 out. 2016.

Autor do resumo: Lenisa de Mello e Souza
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Enfa. Dra. Iara Cristina da Silva Pedro, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!