quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Qual é o tratamento para o carcinoma medular de tireoide?


O principal tratamento para o carcinoma medular de tireoide é a cirurgia de retirada da tireoide e dos gânglios (ínguas) próximos a ela.

***
O principal tratamento para o carcinoma medular de tireoide é a cirurgia de retirada da tireoide e também dos gânglios linfáticos (ínguas ou linfonodos) próximos a ela. Após a retirada da tireoide, o corpo deixa de produzir hormônios importantes para a regulação das suas atividades e, por isso, o paciente terá que tomar medicamentos para repor esses hormônios. Os gânglios linfáticos devem ser retirados para evitar que células do câncer se espalhem para o corpo através deles. Após a cirurgia, o paciente deve fazer acompanhamento médico, realizando exames de sangue e de imagem (como tomografia computadorizada) para verificar se o tumor foi totalmente retirado e se não voltou. Quando a cirurgia não pode ser realizada ou o tumor não pode ser totalmente removido, pode-se indicar radioterapia e quimioterapia, com o objetivo de reduzir o tamanho do tumor e diminuir os sintomas.

Referências: Dynamed [Internet]. Medullary thyroid cancer. Informação atualizada em 08 maio de 2015. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 12 de nov. 2016.

Autor do resumo: Lenisa de Mello e Souza
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona,  Enfa. Dra. Iara Cristina da Silva Pedro, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!