quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Qual é o tratamento para a gripe?


O tratamento da gripe é feito com medicamentos que reduzem os sintomas da doença, além de repouso e ingestão de líquidos.

***
O tratamento da gripe é feito com medicamentos que reduzem os sintomas da doença. A maioria das pessoas cura a gripe em poucos dias, mas alguns sintomas podem durar até 2 semanas. Às vezes, pode haver complicações, principalmente em crianças menores de 5 anos, idosos, moradores de asilo, diabéticos, pessoas que receberam transplantes de órgãos, pessoas com AIDS e pessoas com doenças do coração ou pulmões. Essas pessoas devem procurar atendimento médico sempre que apresentarem sintomas de gripe, como febre; dor de cabeça, no corpo e na garganta; cansaço; e tosse  Em crianças, os sinais de alerta para se buscar uma consulta médica são respiração acelerada e ofegante, pele e lábios roxos, muito tempo sem beber água, muita irritação, falta de resposta aos estímulos, manchas na pele, reaparecimento da febre e da tosse. Nos adultos, os sinais de alerta para se buscar uma consulta médica são: dificuldade para respirar, dor no peito, tontura repentina ao se levantar, pensamento ou fala confusa e vômitos intensos. O tratamento dos sintomas ajuda o paciente a se sentir melhor, mas não faz ele sarar da gripe mais rápido. Medicamentos analgésicos e antitérmicos reduzem a febre, dor na cabeça e no corpo, mas não devem ser tomados em excesso. Geralmente, a tosse se resolve sozinha, e portanto, xarope e medicamentos para tosse não são recomendados, principalmente para crianças menores de 6 anos. Medicamentos antivirais para tentar matar o vírus influenza são necessários apenas para pacientes com quadros graves e devem ser prescritos pelo médico. Antibióticos não tratam a gripe, mas sim complicações causadas por bactérias, como pneumonia, infecção de ouvido e sinusite. O tratamento da gripe também inclui repouso e ingestão de bastante líquido. Se houver gripe ou outras doenças, nunca dê medicamentos que contenham aspirina para crianças menores de 18 anos pois a aspirina pode causar uma doença grave chamada de Síndrome de Reye.

Referências: UpToDate [Internet]. Patient education: Influenza symptoms and treatment: beyond the basics. Informação atualizada em 21 de janeiro de 2016. Disponível em: http://www.sibi.usp.br/. Acesso em: 21 jan. 2017.

Autor do resumo: Nivaldo Sena da Silva
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona,  Enfa. Dra. Iara Cristina da Silva Pedro, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!