segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

O que é micose?


Micose é uma infecção causada por fungos que podem atingir pele, unhas e cabelo. Geralmente, provocam vermelhidão e coceira. 

***
Fungos são seres vivos, podendo ser grandes, como os cogumelos, ou microscópicos, como o bolor e o fermento. Alguns fungos podem causar problemas de saúde em seres humanos. A micose, por exemplo, é uma infecção causada por fungos, podendo ocorrer em vários órgãos: pele, pulmões, meninges, unhas, etc. Quando usamos a palavra micose, em geral nos referimos às micoses de pele, já que fungos se alimentam de uma substância presente na pele. A micose que afeta a pele começa com pequenas manchas vermelhas que, aos poucos, se tornam grandes anéis nos braços, pernas ou peito. Conforme o fungo vai se multiplicando, forma-se um círculo avermelhado que parece um anel. No meio, a pele tem aparência normal, porém na borda, a pele fica irritada, vermelha, escamosa e mais espessa. Pode dar impressão de que há um verme por baixo da pele, mas não há. Em geral, provocam vermelhidão e coceira. Quando a micose está presente na parte central do corpo (tronco), chama-se "tinea corporis". A micose que atinge a pele entre os dedos do pé (também conhecida por “pé de atleta” ou "tinea pedis") pode levar a bolhas e rachaduras e, em caso de se espalhar para as unhas ("onicomicose"), elas ficam grossas e quebradiças. Quando um fungo cresce na virilha ("tinea cruris"), pode causar dor também. Na cabeça ("tinea capitis"), a micose destroi o cabelo, deixando algumas áreas com falhas. Os fungos gostam de ambientes quentes e úmidos e você pode pegar uma micose apenas tocando em qualquer local onde os fungos estejam presentes. É muito comum haver fungos em pisos e paredes de chuveiros, vestiários e piscinas públicas; materiais utilizados em salões de beleza e manicure, e até mesmo, em animais de estimação como cães e gatos. Um fungo raramente se espalha abaixo da parte mais superficial da pele para causar uma doença grave. O organismo geralmente impede que isso ocorra. Entretanto, as pessoas que têm sistemas imunológicos fracos, como aquelas com AIDS ou câncer, podem ter dificuldade de se livrar de uma infecção causada por fungos. É importante procurar um médico para avaliação e tratamento.

Referências: Dynamed [Internet]. Tinea corporis. Informação atualizada em 3 de dezembro de 2014. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 08 dez. 2016.

Autor do resumo: Enfa. Dra. Iara Cristina da Silva Pedro
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona,  Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!