terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

O que é gripe?


Gripe é uma doença contagiosa causada pelo vírus influenza e provoca febre; cansaço; tosse; nariz escorrendo e entupido; dor na cabeça, garganta e corpo.

***
Gripe é uma doença contagiosa causada por um vírus chamado influenza. A contaminação ocorre quando o vírus entra em contato com mucosas como boca, nariz e olhos. O vírus pode estar nas mãos; saliva; catarro; ou em gotículas no ar. O meio mais comum de pegarmos gripe é colocar a mão num corrimão, maçaneta, poltrona de ônibus, e então, coçar os olhos ou o nariz. A gripe também passa facilmente de uma pessoa para a outra por meio de tosses e espirros. Ela pode ocorrer em qualquer idade e é mais frequente nos meses de inverno. Já houve diversos surtos de gripe no mundo. Esses surtos acontecem quando novos tipos do vírus influenza surgem, geralmente em porcos ou aves, e acabam infectando humanos, como no caso da gripe H1N1 (originada dos porcos) ou da gripe H5N1 (originada das aves). Daí os nomes que receberam na imprensa, de "gripe suína" e "gripe do frango". Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos das demais gripes. Estes sintomas podem variar de pessoa para pessoa e podem incluir: febre que dura de 2 a 5 dias; dor de cabeça e no corpo; cansaço; tosse e dor de garganta. A maioria das pessoas com gripe apresenta febre e dor no corpo, e algumas delas também apresentam sintomas de resfriado, como nariz escorrendo e entupido e dor de garganta. Os sintomas da gripe geralmente melhoram dentro de 2 a 5 dias, mas podem persistir por uma semana ou mais, sendo que a fraqueza e a fadiga podem durar várias semanas. Em crianças pequenas, idosos, moradores de asilo, diabéticos e pessoas com doenças do coração, a gripe pode ocasionar quadros mais graves, sendo o mais comum a pneumonia. A pneumonia também é mais frequente em pessoas com o sistema de defesa do corpo enfraquecido, como aquelas que tiveram que fazer algum transplante de órgão durante a vida. O diagnóstico da gripe é geralmente feito a partir dos sintomas do paciente. Exames de sangue para confirmação e para saber do tipo de influenza são feitos apenas em casos especiais, como durante um surto da doença ou em pessoas com maior risco de ter complicações.

Referências: UpToDate [Internet]. Patient education: Influenza symptoms and treatment; beyond the basics. Informação atualizada em 21 de janeiro de 2016. Disponível em: http://www.sibi.usp.br/. Acesso em: 21 jan. 2017.

Autor do resumo: Nivaldo Sena da Silva
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona,  Enfa. Dra. Iara Cristina da Silva Pedro, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!