segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

O que é leucemia mieloide aguda?


A leucemia mieloide aguda é um tipo de câncer que causa aumento de células imaturas do sangue, levando a mau funcionamento medula óssea.

***
A leucemia mieloide aguda é um tipo de câncer que causa aumento da produção de células do sangue imaturas, ou seja, que ainda não se desenvolveram completamente. Quando completam seu desenvolvimento, elas se transformam nos glóbulos brancos (células responsáveis pela defesa do organismo). Essas células imaturas enchem a medula óssea, fazendo com que ela não funcione corretamente. A medula não consegue produzir números suficientes de outras células normais que compõem o sangue, como os glóbulos vermelhos e as plaquetas. Por isso, os pacientes com leucemia mieloide aguda podem ter anemia, cansaço, dificuldade para respirar, infecções frequentes, manchas roxas na pele e sangramento fácil. Também podem ser verificados outros sintomas, como por exemplo, dor no peito, dor de cabeça, alterações de comportamento, náuseas e vômitos, dor na barriga, diarreia, sangue nas fezes, dificuldade para fazer cocô, aumento do tamanho da barriga e dores nas articulações (joelhos, tornozelos, cotovelos e ombros).

Referência: Dynamed [Internet]. Acute myeloide leukemia (AML). Informação atualizada em 06 de julho de 2016. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 20 dez. 2016.

Autor do resumo: Enfa. Dra. Iara Cristina da Silva Pedro
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!