quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

O que é hipospádia?


Hipospádia é uma malformação em que a uretra se abre na parte de baixo do pênis, ao invés de se abrir em sua ponta.

***
O pênis tem um canal por onde passa a urina (xixi) e o esperma (secreção esbranquiçada liberada após um orgasmo). Normalmente, a abertura da uretra fica na ponta da cabeça do pênis (glande). Quando um menino apresenta hipospádia significa que a abertura de sua uretra não está na ponta da glande, mas sim em algum lugar na parte de baixo do pênis. Esse lugar pode ser desde a base do pênis (perto do saco escrotal) até próximo à ponta, que é o caso mais comum. Às vezes, além do posicionamento incorreto da abertura da uretra, o pênis também pode ficar curvado para baixo. Nestes casos, se a hipospádia não é percebida e tratada logo na infância, o indivíduo pode ter dificuldades para urinar e ter ereção (endurecimento do pênis). Na grande maioria dos casos, o médico descobre a hipospádia quando a criança nasce ou é percebida pela mãe durante os banhos ou trocas de fraldas. A hipospádia acontece devido a alterações na formação do pênis do bebê ao longo da gravidez. Uma possível causa para isso são problemas na ação dos hormônios masculinos durante o desenvolvimento dos órgãos genitais (pênis, saco escrotal, testículos, etc).

Referência: Dynamed [Internet]. Hypospadias. Informação atualizada em 28 de junho de 2016. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 24 out. 2016.

Autor do resumo: Lenisa de Mello e Souza
Revisores do resumo: Dr. Fábio P. Volpe, Prof. Dr. Fabio Carmona,  Enfa. Dra. Iara Cristina da Silva Pedro, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!