terça-feira, 31 de janeiro de 2017

O que é carcinoma medular de tireoide?


Carcinoma medular de tireoide é um tipo raro de câncer que pode causar aumento da tireoide, dificuldade para engolir, voz rouca, diarreia e perda de peso.

***
A tireoide é uma glândula localizada no pescoço, responsável pela produção de hormônios que regulam diversas atividades do corpo. Um desses hormônios é a calcitonina, que participa do metabolismo dos ossos e regula os níveis de cálcio no sangue. O carcinoma medular de tireoide é um tipo raro de câncer que afeta as células que produzem a calcitocina, levando ao aumento da sua produção. Esse câncer ocorre devido a mutações genéticas em células da tireoide que, na maioria dos casos, são herdadas de um dos pais, mesmo que eles não apresentem câncer. O carcinoma medular de tireoide pode aumentar o tamanho da tireoide, fazendo aparecer uma massa ou caroço no pescoço. Essa massa pode causar dor, além de apertar estruturas do pescoço, gerando dificuldade para engolir e voz rouca. O aumento da calcitonina também pode causar diarreia, perda de peso e rosto avermelhado (rubor). Na maioria dos casos, a suspeita dessa doença ocorre devido à presença da massa no pescoço ou quando se verifica aumento da calcitonina em um exame de sangue.

Referências: Dynamed [Internet]. Medullary thyroid cancer. Informação atualizada em 08 maio de 2015. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 12 de nov. 2016.

Autor do resumo: Lenisa de Mello e Souza
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona,  Enfa. Dra. Iara Cristina da Silva Pedro, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!