quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Como é o tratamento da drenagem anômala total das veias pulmonares?


A drenagem anômala total das veias pulmonares é tratada com uma cirurgia no coração.

***
A drenagem anômala total das veias pulmonares é tratada com uma cirurgia no coração. Durante a cirurgia, o cirurgião conecta as veias nos lugares corretos do coração, para que o sangue que vem do pulmão possa ir para o restante do corpo distribuir o oxigênio necessário. Entretanto, para que a cirurgia possa ser realizada, é preciso que as condições gerais de saúde da criança estejam sob controle. Caso a situação da criança seja muito grave, podem ser necessários oxigênio ou medicamentos, um tubo na garganta para ajudar o paciente a respirar, ou um procedimento no coração, chamado cateterismo cardíaco, para ajudar o sangue a circular melhor pelo coração. O resultado final do tratamento vai depender da gravidade do caso. Todas as crianças com drenagem anômala total das veias pulmonares precisam de acompanhamento com um médico cardiologista. Às vezes, após a cirurgia, podem ocorrer mudanças no ritmo do batimento do coração e também algum problema com uma das veias, sendo que neste último caso, pode haver necessidade de uma nova cirurgia. Mas, a maioria dos pacientes leva uma vida completamente normal depois da cirurgia.

Referências: UptoDate [Internet]. Patient education: Total anomalous pulmonary venous connection in children; the basics. sd. Disponível em: www.sibi.usp.br. Acesso em: 9 out. 2016.

Autor do resumo: Nivaldo Sena da Silva
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona,  Enfa. Dra. Iara Cristina da Silva Pedro, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!