sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Qual é o tratamento para toxoplasmose congênita?


O tratamento da toxoplasmose congênita é feito com medicamentos, geralmente, durante 1 ano após o nascimento.

***
Na maioria das vezes, não há necessidade de tratar uma infecção por toxoplasmose porque os sintomas geralmente desaparecem por conta própria dentro de algumas semanas ou meses. A exceção é para os casos em que o sistema imunológico (defesa do organismo) está enfraquecido ou quando a mulher está grávida. Se uma mulher grávida é infectada pela toxoplasmose, o médico deve fazer um plano de tratamento para ela para ajudar a prevenir a transmissão da doença para o bebê e tornar a doença menos grave. O tratamento para diminuir as sequelas em bebês infectados depende do momento da infecção e do diagnóstico precoce. Bebês nascidos com toxoplasmose congênita podem receber tratamento com diferentes combinações de medicamentos contra a toxoplasmose, geralmente, durante um ano após o nascimento. Um especialista irá decidir quais medicamentos usar e por quanto tempo. Crianças que receberam tratamento por 12 a 24 meses têm menos sequelas e menor risco de ter problemas de visão em comparação com aqueles que não foram tratadas ou que foram tratadas por menos de quatro semanas. A criança com toxoplasmose congênita deve ser acompanhada por uma equipe de saúde multidisciplinar até a adolescência.

Referências: Dynamed [Internet]. Toxoplasmosis. Informação atualizada em 09 novembro 2016. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 12 dez. 2016.

Pubmed [Internet]. Guía de la Sociedad Española de Infectología Pediátrica para el diagnóstico y tratamiento de la toxoplasmosis congénita. Informação atualizada em agosto de 2013. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23352717. Acesso em: 12 dez. 2016.

Autor do resumo: Claudio Vinicius de Assis Rondado
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Enfa. Dra. Iara Cristina da Silva Pedro, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!