quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Qual é o tratamento para fibrose cística?


O tratamento da fibrose cística é feito com nebulizações, fisioterapia respiratória, antibióticos, enzimas pancreáticas e nutrição adequada rica em calorias.

***
A fibrose cística é uma doença complexa que exige um tratamento multidisciplinar, buscando tratar os sintomas e corrigir as disfunções dos órgãos. O principal foco do tratamento está relacionado ao comprometimento do pulmão e do pâncreas. O tratamento com nebulizações, fisioterapia respiratória e antibióticos ajuda a fluidificar e expelir as secreções (muco). Além disso, é preciso realizar uma alimentação adequada com dietas mais calóricas e fazer reposição das enzimas do pâncreas. ​A fibrose cística não tem cura, mas o tratamento auxilia a retardar a progressão da doença. Conforme as complicações pulmonares evoluem, o paciente apresenta dilatação dos brônquios e acúmulo de secreção, levando à insuficiência respiratória crônica e limitação das atividades diárias. Quanto mais cedo a fibrose cística for diagnosticada pelo profissional de saúde e o  tratamento for iniciado, melhor será a qualidade de vida do paciente.

Referência: Dynamed [Internet]. Cystic fibrosis. Informação atualizada em 19 outubro 2016. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 12 dez. 2016.

Autor do resumo: Cristina Camargo Dalri
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Enfa. Dra. Iara Cristina da Silva Pedro, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!