quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Qual é o tratamento da Doença de Gaucher?


O tratamento da doença de Gaucher é feito através da reposição de enzima que falta e de medidas para melhorar a qualidade de vida do paciente.

***
O tratamento da Doença de Gaucher é feito através da reposição da enzima que o paciente não possui. A reposição de enzima é benéfica para os tipos 1 e 3 da doença. Ela é dada por injeção na veia a cada 2 semanas. A reposição da enzima reduz o tamanho do fígado e do baço, reduz as anormalidades do esqueleto e reverte a maioria dos sintomas da doença. Raramente é necessário cirurgia para remoção total ou de parte do baço. Transfusão sanguínea pode ser benéfica quando há anemia. Alguns indivíduos podem necessitar de prótese cirúrgica de articulações (juntas) para melhorar sua qualidade de vida. O transplante de medula óssea pode reverter os efeitos não neurológicos da doença (por exemplo, alterações ósseas e anemia), mas o procedimento apresenta alto risco e raramente é feito em pessoas com a doença. Não há, no momento, nenhum tratamento efetivo para a lesão cerebral grave que pode ocorrer em pessoas com os tipos 2 ou 3 da Doença de Gaucher.

Referências: NATIONAL Institute of Neurological Disorders and Stroke. NINDS Gaucher´s Disease information page. Última atualização: ago. 2016. Disponível em: http://www.ninds.nih.gov/disorders/gauchers/gauchers.htm. Acesso em: 23 out. 2016.

Autor do resumo: Nivaldo Sena da Silva
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!