segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

O que é drenagem anômala total das veias pulmonares?


A drenagem anômala total das veias pulmonares é um defeito na conexão entre o coração e as veias que trazem sangue dos pulmões para o coração.

***
A drenagem anômala total das veias pulmonares, também chamada de DATVP,  é um defeito que ocorre quando as veias que trazem o sangue dos pulmões para o coração não estão conectadas no lugar correto no coração, o que gera um caminho diferente do normal para o sangue. Na criança sem esse defeito, o sangue que passa pelos pulmões, onde ganha bastante oxigênio, passa pelo lado esquerdo do coração e vai direto para o corpo, onde o oxigênio é usado, e não se mistura com o sangue com pouco oxigênio do lado direito do coração. Na criança com a drenagem anômala total das veias pulmonares, o sangue rico em oxigênio acaba se misturando com o sangue pobre em oxigênio por fazer um caminho diferente do normal. Devido a essa mistura com sangue pobre em oxigênio, o sangue que vai para o corpo não é mais tão rico em oxigênio como deveria a ser. Uma vez que o sangue pobre em oxigênio é mais azulado que o sangue rico em oxigênio, crianças que nascem com drenagem anômala total das veias pulmonares geralmente ficam mais azuladas (ou cianóticas) do que o normal. Além disso, como o sangue, nesse caso, vai para o corpo com pouco oxigênio, a criança com o defeito pode ter respiração acelerada, na tentativa de oxigenar mais o sangue. Em crianças nas quais o defeito é menos grave, os sintomas podem aparecer mais tarde e podem incluir pele levemente azulada ou arroxeada, comer ou mamar menos do que o necessário, pouco crescimento e pouco ganho de peso. Para se descobrir a presença deste defeito, médicos podem solicitar um ecocardiograma (que é basicamente um ultrassom do coração), que vai mostrar onde está o defeito e o caminho do sangue nas veias e no coração. Outros exames também podem ser necessários. Ainda não se sabe porque algumas crianças nascem com este defeito.

Referência: UptoDate [Internet]. Patient education: Total anomalous pulmonary venous connection in children; the basics. sd. Disponível em: www.sibi.usp.br. Acesso em: 9 out. 2016.

Autor do resumo: Nivaldo Sena da Silva
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Enfa. Dra. Iara Cristina da Silva Pedro, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!