segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Como tratar um resfriado?

O tratamento do resfriado é feito com medicamentos que reduzem os sintomas da doença.

***
O tratamento do resfriado (ou nasofaringite aguda) é feito com medicamentos que reduzem os sintomas da doença. O tratamento não acelera a cura do resfriado, apenas faz a pessoa se sentir melhor, reduzindo os principais sintomas, como espirros, nariz entupido (congestão nasal), nariz escorrendo (rinorreia ou coriza) e com coceira. O resfriado dura de três a sete dias em adultos; e, aproximadamente, dez dias em crianças, mas algumas pessoas podem apresentar sintomas por até duas semanas. A maioria das pessoas com resfriado não precisa procurar um médico. No caso de adolescentes e adultos, pode-se tentar medicamentos para resfriado que não precisam de prescrição médica, devido a sua segurança. Ao usá-los, entretanto, deve-se ler as orientações na embalagem. Não combine dois ou mais medicamentos que tenham paracetamol, pois esse remédio pode danificar o fígado, quando em excesso. Nunca dê medicamentos que contenham aspirina para crianças menores de 18 anos pois a aspirina pode causar uma doença grave chamada de Síndrome de Reye. Deve-se buscar a orientação de um profissional de saúde quanto à segurança de medicamentos, caso o paciente tenha alguma outra doença. Crianças não devem tomar medicamentos sem orientação médica.

Referência: UptoDate [Internet]. Patient education: Cough, runny nose, and the common cold (The Basics). sd. Disponível em: www.sibi.usp. Acesso em: 29 set. 2016.

Autor do resumo: Nivaldo Sena da Silva
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Enfa. Dra. Iara Cristina da Silva Pedro, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!