sábado, 31 de dezembro de 2016

Como ter uma vida saudável?


Mudando o estilo de vida pode-se reduzir o risco de doenças cardíacas, câncer, acidente vascular cerebral e outras doenças graves.

***
Muitos fatores afetam nossa saúde. Alguns deles não podem ser controlados, como nossa composição genética, ou seja, as características que herdamos de nossa família, e nossa idade. Mas, podemos fazer mudanças em nosso estilo de vida a fim de reduzirmos o risco de doenças cardíacas, câncer, acidente vascular cerebral e outras doenças graves. As mudanças que podemos realizar incluem: lavar frequentemente as mãos com água e sabão durante 20 segundos; visitar o médico com frequência e realizar os exames por ele solicitados; manter o peso corporal saudável, conforme orientação médica ou do nutricionista; comer uma variedade de alimentos saudáveis, como frutas e verduras, e limitar as calorias e gorduras saturadas presentes, por exemplo, em alimentos industrializados como biscoitos, doces, sorvetes e pizzas congeladas; ler as etiquetas de alimentos para verificar qual é a quantidade da porção individual; controlar a pressão arterial e o colesterol; não fumar; proteger a pele do sol, de picadas de insetos e de queimaduras; beber álcool com moderação, ou optar por não beber bebidas alcoólicas; praticar exercícios físicos diariamente; prevenir envenenamentos, mantendo medicamentos e substâncias perigosas fora do alcance de crianças e pessoas vulneráveis; colocar as crianças para dormir sempre com o rosto virado para cima; não expor os ouvidos a sons muito altos; conhecer as leis e regras de trânsito de onde se mora e dos países e cidades para onde se viaja; usar cinto de segurança e colocar os bebês e crianças em cadeirinhas adequadas; usar capacete de proteção quando fizer uso de bicicletas e motocicletas; usar salva-vidas quando solicitado e/ou em situações de risco; se for fazer uma viagem em navio ou barco, verificar com antecedência se a embarcação foi inspecionada por autoridades competentes de saúde pública e de segurança; consertar objetos e coisas quebradas dentro de casa para evitar acidentes futuros.

Referência:
MedlinePlus [Internet]. Healthy living. Disponível em: https://medlineplus.gov/healthyliving.html Acesso em: 31 dez. 2016.

CENTRES of Disease Control and Prevention. Five minutes (or less) for health. (s.l.): CDC, (s.d.). Disponível em: https://www.cdc.gov/family/minutes/five_minutes.pdf Acesso: 31 dez. 2016.

Autor do resumo: Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!