sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Qual é o tratamento para tuberculose?


O tratamento para tuberculose é feito com medicamentos que matam e impedem a multiplicação da bactéria que causa a doença.

***
O tratamento da tuberculose é realizado com medicamentos antibióticos de diferentes tipos, ou seja, medicamentos que matam as bactérias Mycobacterium tuberculosis e que impedem que elas se multipliquem no corpo. Além disso, o tratamento depende da fase da doença que o paciente se encontra: fase latente (o paciente tem a bactéria, mas não tem sintomas) ou fase ativa (o paciente tem sintomas). No paciente em fase latente da tuberculose, o tratamento tem o objetivo de matar as bactérias e evitar que a doença se manifeste futuramente. Ele é feito com um antibiótico que deve ter tomado diariamente por 6 a 9 meses. No paciente em fase ativa, o tratamento é feito em duas etapas. Nos primeiros dois meses, são utilizados quatro antibióticos. Em seguida, utiliza-se dois deles por mais quatro meses. Parte do tratamento é feita no hospital, com o paciente internado, e depois ele pode receber alta e continuar o tratamento em casa. Com esse tratamento, o paciente já apresenta melhora dos sintomas em algumas semanas, mas é muito importante que tome os medicamentos por todo o período recomendado pela equipe médica.

Referências: Dynamed [Internet]. Pulmonary tuberculosis. Informação atualizada em 16 de outubro de 2016. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/ Acesso em: 16 out. 2016.

Autor do resumo: Lenisa de Mello e Souza
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!