quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Qual é o tratamento para malformações congênitas da medula espinhal?


As malformações congênitas da medula espinhal são tratadas geralmente por meio de cirurgia.

***
O tratamento das malformações congênitas da medula espinhal em geral é uma cirurgia. Nos casos das malformações abertas, logo após o nascimento, o bebê necessitará de uma cirurgia para fechar a abertura em suas costas. Até o momento da cirurgia, a abertura deverá ficar coberta e protegida. Também serão prescritos antibióticos para prevenir infecções. Um ultrassom da cabeça será feito para verificar a presença de outras anormalidades que podem acometer essas crianças. O médico ou a enfermeira medirão também a cabeça do bebê regularmente. Nas malformações do tipo fechadas, a cirurgia também pode ser indicada. As malformações congênitas da medula espinhal podem ser prevenidas a partir da ingestão adequada de ácido fólico, pela mulher, antes de ela engravidar, porque no momento em que a mulher descobre que está grávida, a coluna de seu bebê já começou a se desenvolver e o período em que o bebê mais precisava do ácido fólico pode já ter passado. O ácido fólico é encontrado nos alimentos, principalmente em verduras escuras. Alguns medicamentos, como aqueles usados para tratar convulsões, podem reduzir a quantidade de ácido fólico em nosso corpo. Desse modo, mulheres que tomam tais medicamentos podem precisar de suplementação de ácido fólico.

Referências: UptoDate [Internet]. Closed spinal dysraphism: Clinical manifestation, diagnosis and treatment. Informação atualizada em out. 2015. Disponível em: www.sibi.usp.br. Acesso em: 25 set. 2016.

UptoDate [Internet]. Patient education: spina bifida (myelomenigocele) (the basics) . sd. Disponível em: www.sibi.usp.br. Acesso em: 25 set. 2016.

Autor do resumo: Nivaldo Sena da Silva
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!