segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Quais são as características do resfriado?


O resfriado, também conhecido como  nasofaringite aguda, é uma infecção viral que atinge o nariz e a garganta e que dura até 10 dias em crianças.

***
O resfriado, também conhecido como  nasofaringite aguda, é uma infecção viral (ou seja, causada por um vírus) que atinge o nariz e a garganta e que dura até 10 dias em crianças e 7 dias em adultos. Os sintomas da nasofaringite aguda são nariz escorrendo (rinorreia ou coriza), nariz entupido (congestão nasal), espirros, coceira no nariz e febre. É muito comum as pessoas confundirem resfriado com gripe mas, no entanto, são doenças diferentes. Na gripe são mais comuns sintomas que afetam todo o corpo como cansaço (que pode chegar a até 2 semanas), dor no corpo, febre, fraqueza, tosse, dor de cabeça e desconforto ou dor no peito. Já o resfriado ataca mais o nariz. Geralmente o resfriado é uma doença que nosso próprio corpo consegue eliminar em alguns dias. Entretanto, deve-se procurar um médico se houver febre maior que 38 ºC com calafrios, perda de apetite ou dificuldade para respirar, tosse que persiste por mais de 10 dias, dor no peito ao tossir ou tosse com sangue, ou se o paciente tem alguma outra doença como enfisema ou asma. Pessoas acima dos 75 anos devem procurar atendimento por um profissional da saúde sempre que tiverem tosse persistente. Pais devem buscar um serviço de emergência para seu filho sempre que ele apresentar dificuldade para respirar, se tornar confuso ou não consegue responder quando chamado. O atendimento médico deve ser procurado também quando a criança apresenta qualquer um dos seguintes sintomas: tem dor de ouvido, se nega a comer por muito tempo, apresenta febre e está agindo de forma estranha, apresenta tosse que dura mais que 2 semanas e não está melhorando, tem o nariz entupido ou escorrendo que piora ou não melhora após 2 semanas, ou se está com os olhos vermelhos ou com secreção amarelada. Os resfriados podem ser acompanhados por outras doenças como sinusite, pneumonia, bronquite e infecção de ouvido (otite média) em crianças. As crianças ficam resfriadas bem mais frequentemente do que os adultos e acredita-se que a transmissão dos vírus de resfriado se dá por meio da aspiração de gotículas que são eliminadas pela boca e nariz da pessoa resfriada ou ao se coçar o nariz depois de tocar em algum objeto contaminado por secreção nasal da pessoa doente. Os vírus que causam resfriado podem sobreviver nas superfícies de objetos por, no mínimo, 2 horas. Portanto a melhor medida para se evitar pegar um resfriado é lavar as mãos e evitar colocar as mãos no nariz. Não se conseguiu comprovar cientificamente que o uso de suplementos de vitamina C, D e E, suplementos minerais e multivitamínicos previnam o resfriado. Além disso, não é necessário usar sabonetes bactericidas (o sabonete líquido comum já é eficaz), e o álcool-gel é tão eficiente quanto a lavagem das mãos na prevenção do resfriado.

Referências: AcessMedicine [Internet]. FILE Jr, T.M.  Infections of the upper respiratory tract: the common cold. In: Grippi, M. Fishman's pulmonary diseases and disorders. 5ed. New York: McGraw-Hill; 2015. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 29 set. 2016.
UptoDate [Internet]. Patient education: Cough, runny nose, and the common cold (The Basics). sd. Disponível em: www.sibi.usp. Acesso em: 29 set. 2016.
Dynamed [Internet]. Upper respiratory infection (URI) in children. Informação atualizada em março de 2016. Disponível em:http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 29 set. 2016.

Autor do resumo: Nivaldo Sena da Silva
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!