quinta-feira, 3 de novembro de 2016

O que é tuberculose?


Tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis, que atinge principalmente os pulmões.

***
A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis. Em geral, os pulmões são os órgãos mais frequentemente acometidos pela doença. Neste caso, dizemos tuberculose das vias respiratórias, ou simplesmente tuberculose pulmonar. Outros lugares que podem ser afetados pela bactéria são: meninges (membranas que envolvem o cérebro), ossos, pele, rins e olhos, entre outros. A transmissão da tuberculose ocorre por meio da inalação de pequenas gotas de saliva que contenham a bactéria. Elas se espalham quando uma pessoa doente tosse, ri, fala ou espirra. Se uma pessoa saudável inalar essas gotículas, correrá o risco de se contaminar. Geralmente, para se contaminar com a bactéria da tuberculose, é preciso conviver bastante tempo com uma pessoa doente. Por isso, é mais comum a transmissão entre pessoas da mesma família, amigos próximos e colegas de trabalho. A transmissão é mais fácil em lugares fechados. As pessoas que entram em contato com a bactéria da tuberculose podem ou não apresentar sintomas. Quando a pessoa apresenta sintomas, dá-se o nome de tuberculose ativa. Quando não apresenta, dá-se o nome de tuberculose latente, sendo que ela pode vir a ter os sintomas no futuro. Os sintomas da tuberculose surgem principalmente nas pessoas com alguma deficiência no sistema imunológico (de defesa do corpo), como bebês e crianças com menos de 5 anos de idade, pessoas com AIDS, pessoas que fazem quimioterapia, etc. Os principais sintomas da tuberculose são: tosse persistente, perda de peso, perda de apetite, febre, calafrios e suor noturno. A tosse pode ser seca ou pode vir com sangue ou catarro. Quando o paciente apresenta algum desses sintomas, ela deve procurar um médico para investigar o caso e realizar o tratamento. Se o médico suspeitar que o paciente tenha tuberculose, ele pode confirmar a suspeita através de um teste feito na pele ou um exame de sangue. A descoberta da doença e o tratamento são muito importantes para que a tuberculose não leve a complicações mais graves. Além disso, também é muito importante realizar a prevenção. No Brasil, como em vários outros países, os bebês recebem a vacina BCG logo depois do nascimento, que protege contra a tuberculose.

Referências: Dynamed [Internet]. Pulmonary tuberculosis. Informação atualizada em 16 de outubro de 2016. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/ Acesso em: 16 out. 2016.

Autor do resumo: Lenisa de Mello e Souza
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!