terça-feira, 8 de novembro de 2016

O que é o Teste do Olhinho?


O Teste do Olhinho é um exame que verifica se a luz entra no olho do bebê, indicando se ele tem algum problema de visão.

***
O Teste do Olhinho, também chamado de teste do reflexo vermelho, é um exame realizado pelo médico, ainda na maternidade, para verificar se o bebê tem um problema de visão. O teste do olhinho é um exame simples, realizado com um aparelho chamado oftalmoscópio, que emite uma luz em direção ao olho do bebê. Quando o olho está normal, podemos ver um reflexo avermelhado, que deve ser parecido nos dois olhos. Considera-se que o reflexo está alterado quando ele fica esbranquiçado, diferente entre os olhos ou quando se observa pontinhos escuros. Nesses casos, a criança deve ser avaliada por um oftalmologista, para esclarecer melhor qual é o possível problema na visão. Algumas doenças que podem ser percebidas por meio do Teste do Olhinho são: catarata congênita (alterações que reduzem a quantidade de luz que chega ao olho da criança), glaucoma congênito (a criança nasce com uma pressão alta dentro dos olhos), retinoblastoma (um tipo de tumor maligno dentro dos olhos), retinopatia da prematuridade (alteração na visão devido à imaturidade das estruturas do olho no bebê prematuro) e até mesmo doenças sistêmicas (do corpo em geral), que causam problemas nos olhos. Sendo assim, a realização do teste permite que possíveis problemas de visão sejam reconhecidos pelo médico e pela família logo após o nascimento do bebê. Dessa maneira, torna-se possível realizar o tratamento adequado e evitar problemas visuais mais graves no futuro.

Referências: Dynamed [Internet]. Red reflex examination in neonates, infants, and children. Informação atualizada em: Disponível em http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/oministerio/principal/periodicos. Acesso em: 23 set. 2016.

Autor do resumo: Lenisa de Mello e Souza
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!