quarta-feira, 9 de novembro de 2016

O que é o Teste do Coraçãozinho?


O Teste do Coraçãozinho é um teste feito após as primeiras 24 horas de vida do bebê ou antes da alta da maternidade, para verificar se há alguma anormalidade no coração do bebê.

***
O Teste do Coraçãozinho é um teste feito após as primeiras 24 horas de vida do bebê ou antes da alta da maternidade, para verificar se há algum problema grave no coração do bebê (uma cardiopatia congênita). Anormalidades podem ser detectadas com o uso de um oxímetro de pulso, que é um sensor externo indolor que é colocado na mão direita e em um dos pés do bebê. O teste dura poucos minutos e mostra a oxigenação do sangue da criança. Quando a oxigenação está abaixo do normal ou muito diferente entre a mão e o pé, é necessário realizar um ecocardiograma (que é basicamente um ultrassom do coração) para investigar se há algum defeito na formação do coração (chamada de cardiopatia congênita). O teste também ajuda a detectar outras anormalidades, pois nem sempre a baixa oxigenação é devida às malformações cardíacas, podendo dessa forma também aparecer nas infecções ou em doenças que afetam os pulmões.

Referências: UptoDate [Internet]. Newborn screening for critical congenital heart diseases using pulse oximetry. Informação atualizada em 21 de junho de 2016. Disponível em:  http://www.sibi.usp.br/. Acesso em: 16 set. 2016.

Autor do resumo: Nivaldo Sena da Silva
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!