segunda-feira, 21 de novembro de 2016

O que é gastroenterite e colite não infecciosa?

Gastroenterite e colite não infecciosa são inflamações no estômago e intestino causadas por agentes tóxicos, radiação ou alimentos, sem relação com infecções.

***
A gastroenterite e a colite não infecciosas são doenças que afetam o estômago, o intestino delgado e o intestino grosso (órgãos que participam da alimentação e processamento dos alimentos). Essas doenças se caracterizam por um processo de irritação e inflamação desses órgãos, que acaba por causar sintomas como: náusea, vômito, dor abdominal, diarreia, perda peso e sangramento nas fezes. A gastroenterite e a colite não infecciosas podem ter várias causas, e em geral não têm relação com infecções por vírus, bactérias ou parasitas. As principais causas são radiação e alimentos. A gastroenterite e colite devida à radiação podem ocorrer como efeito colateral de radioterapia e se manifesta principalmente por diarreia. Nesses casos, o tratamento é feito com alterações na alimentação e com medicamentos para interromper a diarreia. A gastroenterite desencadeada por alimentos também é chamada de gastroenterite eosinofílica. Ainda não se sabe exatamente como determinados tipos de alimento podem provocar a doença, mas os estudos mais recentes mostram que ocorrem reações semelhantes a uma alergia. Para confirmar se trata-se de uma gastroenterite eosinofílica, pode-se realizar exames de sangue, endoscopia (introdução de uma pequena câmera pela boca ou pelo ânus, para visualizar o estômago ou o intestino) e biópsia (retirada de um pequeno pedaço da parte interna do estômago ou do intestino para analisar no microscópio). Se for confirmada, o tratamento é feito através de alterações na alimentação e, se necessário, com medicamentos que inibem a inflamação.

Referências: UpToDate [Internet]. Diagnosis and management of chronic radiation enteritis. Informação atualizada em 2016. Disponível em: www.sibi.usp.br. Acesso em: 15 out. 2016.

UpToDate [Internet]. Overview of gastrointestinal toxicity of radiation therapy. Informação atualizada em 2016. Disponível em: www.sibi.usp.br. Acesso em: 15 out. 2016.

UpToDate [Internet]. Eosinophilic gastroenteritis. Informação atualizada em 2014. Disponível em: www.sibi.usp.br. Acesso em: 15 out. 2016.

Autor do resumo: Lenisa de Mello e Souza
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!