quarta-feira, 16 de novembro de 2016

O que é arritmia cardíaca?


As arritmias são batidas anormais do coração em decorrência de uma alteração da sequência normal de impulsos elétricos do coração.

***
O coração normal é um músculo forte, um pouco maior do que uma mão fechada. Ele bombeia o sangue continuamente através do sistema circulatório. Quando o coração não bate corretamente, ele não consegue bombear o sangue de forma correta. Quando o coração não bombeia sangue da forma correta, os pulmões, cérebro e todos os outros órgãos não podem funcionar corretamente e podem desligar ou ficar danificados. As arritmias podem fazer o coração bater mais devagar, mais rápido, ou sem ritmo. As arritmias podem ser completamente inofensivas ou pode representar risco de vida. Algumas arritmias são tão breves (por exemplo, uma pausa temporária ou batimento prematuro) que a frequência cardíaca geral ou ritmo não é muito afetado. Mas se as arritmias duram mais tempo, elas podem modificar o batimento do coração para ser muito lento ou muito rápido deixando o ritmo cardíaco irregular, de modo que o coração bombeia sangue de forma menos eficaz. Um ritmo cardíaco acelerado é chamado de taquicardia, e um ritmo cardíaco lento é chamado de bradicardia.

Referências: Dynamed[Internet]. Atrioventricular (AV) conduction disorders. Atualizada em dezembro de 2015. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/ Acesso em: 22 de agosto de 2016.

Autor do resumo: Claudio Vinicius de Assis Rondado
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!