quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Qual é o tratamento para fenômeno de Raynaud?

O tratamento para o fenômeno de Raynaud inclui evitar frio e estresse, e medicamentos bloqueadores dos canais de cálcio.

***
Os objetivos do tratamento do fenômeno de Raynaud são reduzir o número e a gravidade dos ataques e prevenir danos nos tecidos dos dedos das mãos e dos pés. Para o paciente com fenômeno de Raynaud primário, os médicos tendem a recomendar tratamentos alternativos antes de prescrever medicamentos. Para o paciente com fenômeno de Raynaud secundário, os medicamentos são mais indicados, porque os ataques são mais graves e podem ocorrer úlceras (feridas) ou danos nos tecidos. Nos casos que não respondem aos medicamentos, os médicos podem recorrer a um procedimento cirúrgico que envolve a remoção do tecido e os nervos ao redor dos vasos sanguíneos dos dedos afetados. Embora este procedimento possa reduzir os sintomas, ele só ajuda temporariamente. Durante um ataque, o paciente pode diminuir tanto a sua duração a sua gravidade com algumas ações simples. A primeira e mais importante é evitar o frio. Se uma situação estressante desencadeia o ataque, o paciente deve sair da situação estressante, se for possível, e relaxar. Evitar medicamentos como vasoconstritores, que causam estreitamento dos vasos sanguíneos. Controlar o estresse, porque o estresse e transtornos emocionais podem desencadear um ataque, especialmente para pessoas que têm o fenômeno de Raynaud primário, e aprender a reconhecer e evitar situações de estresse podem ajudar a controlar o número de ataques. Muitas pessoas descobriram que o relaxamento pode ajudar a diminuir o número e a gravidade dos ataques. Muitos médicos encorajam os pacientes que têm o fenômeno a exercitar-se regularmente. O exercício promove o bem-estar geral, aumenta o nível de energia, ajuda a controlar o peso, e promove condicionamento cardiovascular e um sono reparador. O paciente com fenômeno de Raynaud deve conversar com o médico antes de iniciar um programa de exercícios. O paciente deve ver o médico se estiver preocupado ou com medo, ou se tiver dúvidas sobre como cuidar de si mesmo. O médico sempre deve ser consultado se os episódios ocorrem apenas em um lado do corpo (uma mão ou um pé) e se  aparecem feridas ou úlceras nos dedos das mãos ou dos pés. O paciente com fenômeno de Raynaud secundário tem maior chance de ser tratado com medicamentos, e parece que os medicamentos mais eficazes e mais seguros para o fenômeno de Raynaud são os bloqueadores dos canais de cálcio, que são usados ​​para tratar a hipertensão arterial.

Referências: Dynamed[Internet]. Raynaud phenomenon. Atualizada em agosto de 2016. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos. Acesso em: 14 de setembro de 2016.

Autor do resumo: Claudio Vinicius de Assis Rondado
Revisor do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!